Barcelos: Bombeiros de Barcelinhos celebram 100 anos e equipam-se com "centro de preparação física"

AvatarNuno Cerqueira, 23 de junho, 2021

Barcelinhos BV 1 v2

Um centro de preparação física para garantir a melhor forma aos bombeiros é o projeto que a direção da corporação dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos (BVB) inaugura no próximo domingo num investimento que pode chegar aos 400 mil euros e que serve também para marcar os 100 anos da corporação.

«É um projeto que faz parte da terceira fase deste novo quartel», frisa o presidente da direção dos BVB, José Costa, que para além do arranca da operacionalidade do ginásio, tem para a terceira fase a construção de um heliporto e um hangar para veículos.

«O novo centro de preparação física pretende cativar os bombeiros a estarem ali no dia a dia, através do desporto. Este centro está inserido nos 100 anos da corporação e será inaugurado no próximo domingo», destacou o José Costa, referindo ainda que já amanhã, quinta-feira, irá decorrer no âmbito dos 100 anos uma missa às 19h15 na Igreja de Barcelinhos.

O comandante da corporação, José Beleza, enaltece também o novo centro de preparação física. Considera-o «fundamental» para que os operacionais tenham «melhores condições para olharem pela sua saúde e trabalharem a condição física».

«Hoje em dia a condição física é importante nos bombeiros para que um melhor desempenho nos cenários de socorro cada vez mais exigentes», disse.

Este centro de preparação física está apetrechado com vários equipamentos e contou com al-guns apoios da sociedade civil. Caso de Duarte Nuno Pinto, empresário e líder da P&R Têxteis, que reconhece que todo apoio é pouco para quem «todos os dias arrisca a própria vida pelos os outros».

«Os bombeiros são fundamentais na sociedade. Este apoio, no caso para o centro de preparação física, é um contributo importante para o seu bem estar físico e psicológico, pois são pessoas que passam muito tempo longe dos seus e que têm que estar sempre prontos para a ação muitas vezes desconhecida», refere.

O novo quartel foi inaugurado em 2016 e a Associação Humanitária dos BV Barcelinhos conta com cerca de 30 mil sócios. 


Também pode gostar