Barcelos: Câmara Municipal assegura apoios ao setor social

AvatarRedação , 15 de novembro, 2021

Imagem 1 2 v4

A Câmara Municipal de Barcelos vai “manter e tentar reforçar o apoio ao setor social no âmbito das parcerias que já tem com diversas instituições concelhias”, assegurou o vereador do pelouro da Ação Social, António Ribeiro, no decorrer da sessão de apresentação do livro “Lenocínio VS Prostituição – a Visão dos Magistrados e Polícias”, da autoria de João Carlos Ribeiro da Cruz.

António Ribeiro sublinhou que essas parcerias “são essenciais para se obterem bons resultados”, dando o exemplo do protocolo com os “Médicos do Mundo” através do projeto SER”, do qual resulta “ apoio financeiro, cedência de instalações, de uma viatura para a equipa de rua, apoio de medicação e apoio psicológico, diversos rastreios e análises, bem como o acompanhamento a consultas de vacinação e exames complementares de diagnóstico”.

O livro de João Cruz foi apresentado pela criminóloga barcelense, Iara Brito, e entre a assistência estavam o Comandante da Guarda Nacional Republicana de Barcelos, Capitão Coutada; o segundo Comandante dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, António Moreira; e a representante do GASC – Grupo de Ação Social Cristã, Célia Barbosa, que apresentaram testemunhos sobre as respetivas experiências profissionais, no âmbito desta temática.

O autor da obra agradeceu a disponibilidade da Câmara Municipal de Barcelos e de todos os envolvidos já que “estes temas estão muito presentes na sociedade há já várias décadas e é essencial continuar a falar sobre eles. Este livro é um alerta para estas situações. Como diz a gíria popular, é um abre olhos para a realidade”.

A venda deste livro comporta uma vertente social, e, nesse sentido, a Câmara comprometeu-se a adquirir 100 exemplares para o acervo municipal, e para entregar oferecer a instituições e bibliotecas escolares.


Também pode gostar