×
D-IMO-BANNER.jpg

Barcelos: «Estamos a cumprir a lei da paridade e os estatutos do PS», afirma Joaquim Barreto

Redação - 28 de abril, 2021

O líder da Federação Socialista de Braga afirmou a este jornal que está a cumprir as regras da paridade na elaboração da lista do PS às autárquicas em Barcelos.

Depois do processo de escolha dos candidatos ter sido avocado pela nacional do PS, Joaquim Barreto, também deputado na AR eleito por Braga, ficou com a missão de constituir a lista, assumindo para já o número um e dois, respetivamente Horácio Barra e Alexandre Maciel.

Ora, Armandina Saleiro, que reuniu na passada segunda-feira pela primeira vez a concelhia das "Mulheres Socialista", onde compareceram 11, tornou público uma revindicação - mas também um desejo próprio - que o número dois da lista à Câmara seja mulher e que haja uma paridade de 50/50.

«Não aceitaremos nenhuma lista que não cumpra esse critério. Saudamos a intenção já declarada pelo candidato à Câmara, Horácio Barra, de apresentar uma lista com absoluto respeito pela lei da paridade e igualdade de género», lê-se numa postagem na rede social facebook .

A este jornal Joaquim Barreto referiu que «estamos e vamos respeitar a lei da paridade».

«O PS tem estatutos e é um partido que cumpre a lei. E a lei que está neste momento em vigor da paridade impõe 60/40 de género diferença. Naturalmente que em Barcelos vamos cumprir», frisa, mostrando surpreendido com a posição de Armandina Saleiro.

«De uma forma inoportuna apareceu alguém, de uma estrutra que estava, infelizmente, sem qualquer atividade, em causa própria reclamar paridade 50/50 quando todos sabemos que estar a procurar ser juíza em causa própria. Não lhe abona à imagem nem às mulher socialistas de Barcelos que nos merecem tudo respeito e consideração», disse Joaquim Barreto, para quem Armandina Saleiro está «a causar pressão e instabilidade» na tentava de impor um lugar.

«Queremos que tudo corra com normalidade e consenso. É um trabalho que estamos a desenvolver e com os maiores esforços no sentido de ternos a colaboração da concelhio para encontrar a solução de termos uma lista para a câmara de Barcelos e respetivos órgãos autárquicos», disse,

  • PARTILHAR