Barcelos: Este fim de semana é de «Galo Assado»

AvatarPedro Gomes , 7 de outubro, 2021

Galo Assado
O Município de Barcelos promove de 8 a 10 de outubro mais uma edição do Fim de Semana do Galo Assado, atividade que faz parte do programa promocional “7 Prazeres da Gastronomia”.
A iniciativa decorre entre o almoço do dia 8 de outubro e o jantar do dia 10, contando com a adesão de 15 restaurantes do concelho, que disponibilizarão ao público um dos mais famosos pratos da gastronomia barcelense. Cada restaurante vai confecionar e servir o galo à sua maneira – Galo assado no forno, recheado, com castanhas, à peregrino, entre outros, e mesmo não sendo concurso as composições servidas cumprirão todo o articulado do concurso em sede de qualidade.

O Fim de Semana Gastronómico do Galo Assado tem como objetivo dinamizar o setor da restauração em época baixa e constituir um argumento estratégico de afirmação de Barcelos no produto “Gastronomia” na região do Porto e Norte. É também uma forma de capitalizar a imagem do galo de Barcelos para o setor da restauração e gastronomia. E é, ainda, um argumento estruturante para rememorar a lenda do galo e fortalecer a forte ligação do território barcelense e do seu contexto histórico à peregrinação a Santiago de Compostela.
A iguaria do Galo Assado encontra-se em fase final do processo de qualificação (marca de certificação em fase de conclusão), o que vem acrescentar mais valor a este prato e contribuir para um maior destaque no contexto da Gastronomia Nacional ligada a Lenda do Galo.
Associado a este processo existem, ainda, os suportes promocionais referente ao Storytelling da iguaria do Galo Assado, bem como pin's, que foram disponibilizados ao restaurantes para estes oferecerem por cada Galo vendido. Esta ação promocional decorre no âmbito da candidatura Minho Região Europeia da Gastronomia.
Participam nesta edição os restaurantes: Alma dos Reis (Igreja Nova), Bagoeira (Barcelos), Casa dos Arcos (Barcelos), Chuva (Barcelinhos), Galliano (Barcelos), Muralha (Barcelos), Pedra Furada (Pedra Furada), Pérola (Barcelos), Taberna Lopes (Vila Seca), Taberna do Armindo (Remelhe), Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo), Tasquinha do Careca (Perelhal), Tasca da Ponte (Barcelinhos), Três Maria (Barcelos) e Vera Cruz (Barcelos).
O Fim de Semana do Galo Assado inclui também um percursos pedestre , com o «Trilho das Poças», percurso que liga as freguesias de Creixomil, Mariz e Vilar do Monte.
As inscrições para a participação neste programa são gratuitas e obrigatórias e  limitadas ao número de lugares, através dos seguintes contactos: turismo@cm-barcelos.pt; tel. 253 811 882.

Também pode gostar