Barcelos: Jornadas para elevar "Bordado de Crivo a Património Imaterial Português"

AvatarRedação , 7 de julho, 2021

Bordado de Crivo

Com o intuito de preservar as atividades tradicionais do Bordado de Crivo, o Município de Barcelos promove as Jornadas Criativas de Artesanato de Barcelos, sob a temática do "Bordado de Crivo a Património Imaterial Português", com a primeira sessão agendada para o dia 9 de julho, em S.Miguel da Carreira.

O projeto de promoção do Bordado de Crivo é lançado ao abrigo do Programa Produtos Certificados, inserido na Estratégia Eficiência Coletiva PROVERE “Minho INovação” Norte 2020 e na candidatura a Património Imaterial Português.

«As jornadas têm como propósito continuar a afirmar internacionalmente o artesanato de Barcelos, promover a interrelação tradição e inovação unindo saberes, como a ligação ao design de moda e à área têxtil, inspirando e fomentando alianças, estratégias sustentáveis e eco-conscientes, que resultam em produtos ricos de significado e promovem a propriedade intelectual dos artesãos e do território», lê-se na nota de imprensa da autarquia.

A primeira ação acontece esta sexta-feira, dia 9 de julho, às 21h30, no Centro Social e Paroquial de São Miguel da Carreira, sob o tema “O Bordado de Crivo: da arte centenária ao produto certificado”, com a presença de Graça Ramos, Presidente da Direção, Associação Portugal à mão - Centro de Estudos e Promoção das Artes e Ofícios Portugueses e ainda “Tradição e Inovação do Bordado de Crivo. Estratégias eco-conscientes”, com as intervenientes Carla Pontes, designer barcelense, e Marita Setas Ferro, diretora da marca Marita Moreno.

O programa é dirigido a profissionais de bordado de crivo e outras áreas do artesanato, criatividade, design, indústria têxtil, comunicação, investigação, outros profissionais com interesse na área.

A sessão conta com o apoio e colaboração da União de Freguesias de Carreira e Fonte Coberta.


Também pode gostar