Barcelos: Município distinguido como Entidade Empregadora Inclusiva

AvatarRedação , 7 de setembro, 2021

Barcelos v2

O Município de Barcelos foi distinguido com a Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2021, atribuída pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), prémio que se afigura como um reconhecimento público de práticas de gestão abertas e inclusivas.

«A melhoria das condições de vida das pessoas com deficiência e incapacidade, através da promoção da igualdade de oportunidades e da plena participação social e económica, tem sido uma prioridade para o Município de Barcelos, que tem pautado a sua atuação por preocupações com a criação de um mercado de trabalho inclusivo e capaz de agregar a diferença», frisa o Município em nota de imprensa.

Para a atribuição deste prémio contribuíram fatores como a preocupação demonstrada pelo Município na formação de trabalhadores com responsabilidades de chefia, com vista à implementação de uma estratégia de gestão inclusiva dos mais de 30 colaboradores com deficiência ou incapacidade.

A criação do “Balcão para a Inclusão”, a funcionar no Balcão Único, a promoção de estágios curriculares ou profissionais de pessoas com deficiência ou incapacidade e a celebração de protocolos de apoio com entidades de reabilitação, que tutelam centros de atividades ocupacionais, são também demonstrativos de uma cidadania mais inclusiva, humanizada e integrada preconizada pela Câmara de Barcelos.

O apoio ao desporto, através do “Projeto de Orientação Adaptada”, ou a iniciativas de âmbito cultural, como a promoção de “A Maior Exposição do Mundo”, de Simão Lopes, cliente do Centro de Atividades Ocupacionais, da APACI, são também exemplos de boas práticas do Município.

Recorde-se que o edifício dos Paços do Concelho estar a sofrer obras de beneficiação e melhoramento das acessibilidades, precisamente com vista à criação de percursos acessíveis para pessoas com mobilidade condicionada.

Outros espaços públicos, como a Biblioteca Municipal, a Torre Medieval ou o Theatro Gil Vicente, são equipamentos já preparados para receber trabalhadores com mobilidade reduzida.

A distinção como Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2021 é atribuída pelo IEFP, em parceria com a Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas, a Associação Portuguesa de Ética Empresarial e a Sociedade Portuguesa de Engenharia e Reabilitação, Tecnologias de Apoio e Acessibilidade.


Também pode gostar