Barcelos: Novo Centro de Vacinação Covid abre segunda-feira

AvatarRedação , 18 de novembro, 2021

Imagem 1 3 v3

Na próxima segunda-feira, abre portas o novo Centro de Vacinação contra a Covid 19, serviço que teve um custo a rondar os 15 mil euros.

O novo centro de vacinação estará a funcionar no edifício Rainha Santa Isabel, na Rua Rosa Ramalho, no Centro da Cidade, e irá estar aberto das 08h30 às 19h00. Está dotado de 12 gabinetes e “em pico” possibilita administrar 1.200 vacinas/dia. Terá um médico, vinte enfermeiros e três secretários clínicos.

Em termos de acessibilidades, o novo Centro de Vacinação está localizado entre as Piscinas Municipais e a Casa do Rio. É servido por três locais de estacionamento: lugares para pessoas com mobilidade condicionada (mesmo junto à entrada), e dois parques de estacionamento: um ao lado da Casa do Rio, com capacidade para 30 lugares, e que funcionará em exclusivo para utentes do Centro de Vacinação; e um segundo parque, em regime aberto, com capacidade para 100 viaturas, localizado junto ao edifício das Águas de Barcelos e na via de acesso à zona ribeirinha.

Equipamento preparado em 15 dias

Após um mês da tomada de posse do novo Executivo e no curto período de 15 dias, o Município de Barcelos conseguiu satisfazer o caderno de encargos das obras de adaptação do edifício onde agora vai funcionar o Centro de Vacinação.

A decisão de disponibilizar um espaço para um novo Centro de Vacinação partiu do Presidente da Câmara, Mário Constantino, que logo após ter tomado posse iniciou diligências nesse sentido. Assim, a 19 de outubro, um dia depois de ter entrado em funções, os serviços municipais identificaram um conjunto de possibilidades e apresentaram uma proposta de solução à ARS Norte, através da ACES Cávado III Esposende/Barcelos. Validada essa opção pelas entidades competentes, de imediato começaram a ser realizados os trabalhos de adaptação das infraestruturas de eletricidade; informática; ventilação e climatização; águas e saneamento. Também foram feitos trabalhos de transformação dos revestimentos de pavimentos e paredes, garantindo a assepsia necessária. No mesmo espaço foram instalados 15 postos de informática, bancadas, mesas, cadeiras, micro-ondas, frigorífico e cacifos.

 


Também pode gostar