▶️ Barcelos: Pais boicotam aulas em escola que "pinga em todo o lado"

AvatarNuno Cerqueira, 30 de setembro, 2021

Boicote aulas 1

Empreiteiro arranca obras de retirada de amianto de escola em Barcelos e lança o caos, depois de uma chuvada que levou água para dentro das salas. Resultado? Hoje realizou-se um boicote na por parte dos pais dos alunos da EB1/JI de Fraião, em Tamel S. Veríssimo.

A comunidade daquela escola afirma que pinga por todo o lado dentro das salas, com o presidente da associação de pais, Paulo Gomes, a referir a este jornal que em causa estão «as obras de retirada de amianto, que deixaram a escola “praticamente a descoberto”».

«Choveu e a escola ficou um descalabro», disse Paulo Gomes.

Todos agora afirmam que não há segurança na escola e a própria saúde pública de toda a comunidade escolar está em causa.

«Nós não estamos contra as obras, estamos sim contra o timing escolhido», afirmou Paulo Gomes, dando ainda nota que na passada quinta para sexta-feira, «uma grande parte das crianças da primária ficou com os livros, cadernos, capas, tudo estragado» face ao "pinga pinga".

Num vídeo publicado nas redes sociais é possível observar que a água que entra nas salas fez levantar o taco do soalho, receando também os pais pela segurança da instalação elétrica.

«Não há as mínimas condições de funcionamento», apontou. 

 

Daí que, e como disse Marta Ribeiro também da associação de pais, «o boicote às aulas vai continuar enquanto não for encontrada uma solução condigna».

«No mínimo, que coloquem aqui contentores para servirem, provisoriamente, de salas de aulas», reivindicou, assegurando que hoje nenhuma criança foi à escola, apesar de os portões estarem abertos.

Os pais já pediram à Delegação de Saúde que faça uma inspeção à escola.

Este jornal falou com fonte da autarquia de Barcelos, que afirmou eu o empreiteiro «esticou ao máximo o prazo para arranque das obras», levando a que «o timing não fosse o mais adequado». Aliás, fonte da Câmara de Barcelos referiu que o presidente de junta e a própria autarquia fizeram de tudo para que a obra tivesse começado mais cedo, mas algo que foge à tutela da autarquia, sendo esta intervenção, de retirada do amianto, da responsabilidade da tutela. 

 


Também pode gostar