Barcelos: Surto covid em duas escolas obriga a testar mais de 500

AvatarNuno Cerqueira  . 

WhatsApp Image 2021 06 08 at 15.37.09

As comunidades escolares da Escola de Manhente e da Escola Rosa Ramalho em Barcelinhos, ambas no concelho de Barcelos. vão ser testadas à covid-19 depois do delegado de saúde, Aristides Sousa, ter confirmado a existência do um surto em cada uma das escolas.

Apesar das várias tentativas de falar com o delegado de saúde de Barcelos, com contacto telefónico e via mail, este jornal acabou por ter a confirmação junto de outras entidades, como caso da autarquia de Barcelos e fontes escolares, que referiram que durante o dia de hoje - quarta-feira - as duas comunidades vão ser testadas.

São vários os casos em cada uma das escolas, havendo professores, alunos e não docentes "positivos", suficientes para serem considerados surtos pelas autoridades de saúde.

No total são mais de 500 pessoas que vão ser testados, havendo já turmas inteiras em quarentena, mas situação esta que não levou ao encerramento, por parte do delegado de saúde, das escolas.

Algo que está a preocupar pais dos alunos, quanto ao facto de se estar a cumprir, ou não, com critérios de segurança para este tipo de situações.

No entanto os responsáveis de saúde não consideram o número de casos suficientes para encerrar as escolas, mas confirmam que em Barcelos o número de casos no concelho tem vindo aumentar.

O último relatório de situação detalhado por concelho da DGS aponta para uma incidência de 65 casos por 100 mil habitantes no período compreendido entre 19 de maio e 1 de junho.


Também pode gostar