×
D-IMO-BANNER.jpg

Barcelos vai ter mais um edifício para apoio aos peregrinos

Redação - 18 de fevereiro, 2021

Fica ali mesmo no centro histórico de Barcelos, com vista para Barcelinhos. A Câmara de Barcelos anunciou que «vai reabilitar um edifício para apoio aos peregrinos, uma obra que tem como objetivo valorizar o Caminho de Santiago na sua passagem pela cidade de Barcelos», lê-se na nota de imprensa.

O comunicado refere que a empreitada, já adjudicada, representa «um investimento total de 285.140,38 euros, sendo comparticipada com 178.075,00 euros e tendo dez meses como prazo de execução».

O edifício é data do início do século XIX e segundo a autarquia «reflete um inegável valor patrimonial, devido à sua natureza arquitetónica e, sobretudo, pelo enquadramento com diversos monumentos nacionais, designadamente o edifício do Solar dos Pinheiros, as ruínas do Paço dos Duques de Bragança, a Igreja Matriz de Barcelos e o Pelourinho, todos monumentos nacionais».

Este “Help Point” será um espaço onde os caminheiros e peregrinos poderão recolher informações sobre a cidade de Barcelos e a região, ao mesmo tempo que será feita a monotorização do Caminho de Santiago.

«O edifício será dotado de uma sala de receção e estar, zona de informação multimédia/internet, minibar de apoio com bebidas quentes e frias, montra de lembranças e de artesanato local, sala de exposições, bem como, instalações sanitárias. De forma a tirar partido do logradouro e dos vãos existentes, será construído um passadiço, que permitirá usufruir de um pequeno jardim localizado nas traseiras do edifício e, em simultâneo, ter acesso direto para o jardim público situado sobre o parque de estacionamento subterrâneo», confirma o comunicado.

  • PARTILHAR