×
D-IMO-BANNER.jpg

Benjamim Pereira é o novo presidente do Parque Natural do Litoral Norte

Redação - 19 de março, 2021

O presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, preside à comissão de cogestão do Parque Natural do Litoral Norte, segundo despacho hoje publicado em Diário da República.

O despacho é assinado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e pelo secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino.

Da comissão de cogestão faz ainda parte o diretor regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte, sendo substituído, nas situações de impedimento ou ausência, pelo chefe de divisão de Cogestão de Áreas Protegidas do Norte.

A comissão integra ainda um representante da Universidade do Minho, outro de organizações não governamentais de ambiente e equiparadas designado pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente, outro da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte e um outro da Empresa Municipal Esposende Ambiente.

A duração do mandato da comissão de cogestão designada é de quatro anos.

Em declarações a este jornal, o edil Benjamim Pereira refere que «a cogestão do PNLN não tem qualquer implicação em termos de regras», como por exemplo as questões de construção.

«O que vem de novo é um plano de atividades capacitado de dotação financeira. Estamos a falar de ações concretas, como a gestão dos passadiços, limpezas de espécies invasoras, reflorestação do pinhal de Ofir, assim como agilizar procedimentos para acessos a fundos comunitários. Deixamos de estar sozinhos, para conseguir trabalhar em grupo, como, por exemplo, o ICNF, e fazer candidaturas. Muito à semelhança do OMARE, onde está também o Forum Esposendense. Este modelo vai valorizar o PNLN, pois o Parque é uma imagem de
marca do nosso território e um garante de qualidade de vida cada vez mais procurada no nosso concelho», afirma o autarca.

O Parque Natural Litoral Norte (PNLN) estende-se entre a foz do rio Neiva e a zona de Apúlia abrangendo parte das freguesias de Antas, Belinho, S. Bartolomeu do Mar, Marinhas, Esposende, Fão e Apúlia. A superfície deste Parque Natural é de 8.887 hectares, sendo 7.653 hectares de área marinha e os restantes 1.234 hectares de área terrestre.

  • PARTILHAR