×
received_165083675377874.jpeg

Caso covid nos BV Esposende deixa EIP em isolamento

Nuno Cerqueira - 30 de janeiro, 2021

Um caso positivo à covid-19 na Equipa de Intervenção Permanente (EIP) dos Bombeiros Voluntários de Esposende (BVE) deixou os restantes quatro elementos da equipa em isolamento.

Segundo apurou este jornal junto de fonte da Autoridade Nacional da Proteção Civil, os restantes elementos foram testados ainda hoje, aguardando por resultados no sentido de perceber se será necessário recorrer à "bolsa" de recrutamento para substituir a equipa da EIP.

«Casos os quatro testem positivo, poderá recorrer-se uma situação desse género, ou seja, substituir os que estão de baixa. Aliás, em termos de operacionalidade, para já, não afeta aquela corporação, porque a EIP não funciona ao fim de semana», disse a mesma fonte.

A direção da corporação esposendense - à semelhança de todos corpos de bombeiros nacionais - tem vindo a realizar testes aos operacionais dos BV Esposende, um procedimento recorrente na corporação face ao risco a que os bombeiros são expostos todos os dias.

Recorde-se que a EIP em Esposende foi formalizada a 5 de abril de 2019 e é constituídas por cinco elementos que estão em permanência nos quartéis de bombeiros para ocorrer a qualquer situação de urgência e emergência registada no concelho.

Para os cofres municipais, este é mais um reforço na Proteção Civil e que representa 70 mil euros (pois Fão também tem uma EIP) suportados em partes iguais pela Câmara de Esposende e pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Este jornal tentou falar com o comando da corporação dos BV Esposende, via telefone e via mail, mas até às 17h07 não obteve qualquer esclarecimento.

 

  • PARTILHAR