Barcelos: Problema informático atrasa «ligeiramente« vacinação

AvatarNuno Cerqueira, 26 de maio, 2021

centro

O centro de vacinação contra a covid-19 de Barcelos sofreu hoje de manhã ligeiros atrasos no processo de inoculação das vacinas, situação esta também verificada em outros centros do país.

Este jornal contactou os responsáveis do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Cávado III Barcelos / Esposende que confirmou esse «ligeiro atraso», justificando tais factos com «problema informático».

«Estamos com alguns atraso devido à lentidão da velocidade do sistema informático. Algo que foi prontamente detetado e estamos a desenvolver diligências no sentido de resolver a situação», frisaram os responsáveis daquele centro que está instalado no pavilhão do Colégio La Salle, em Barcelinhos.

Aliás, este jornal sabe que até ao momento das 687 pessoas previstas para serem vacinadas hoje de manhã, foram inoculados 549, num processo cada vez mais acelerado face às exigências pandémicas e que tem como objetivo conseguir a imunidade da população.

Outro facto que contribuiu para o referido atraso, está relacionado com pessoas «não agendadas no sistema informático» que apareceu no centro da vacinação para receber segunda dose da vacina.

Segundo apurou o E24, até ontem neste ACES, que presta serviço nos concelhos de Barcelos e Esposende, haviam sido inoculadas 37616 pessoas primeira dose e 12650 segunda dose.

Deste número há a destacar a vacinação de dependentes feita no domicílio: 630 pessoas receberam a primeira dose e 492 têm a vacinação completa.

O coordenador da “task force” para a vacinação, o vice-almirante Gouveia e Melo, disse no passado fim-de-semana que se a entrega decorrer como está previsto, a 8 de agosto 70% da população vai estar inoculada com a primeira dose.

 


Também pode gostar