×
D-IMO-BANNER.jpg

Covid: Lar da Santa Casa de Fão com 49 casos positivos

Nuno Cerqueira - 26 de novembro, 2020

(atualizada às 20h00) A Santa Casa da Misericórdia de Fão (SCMF) tem, no total das suas unidades operacionais, um surto ativo de covid-19 num total de 49 casos. Há ainda sete pessoas que foram realojadas.

Segundo apurou este jornal junto das autoridades, a SCMF regista 33 utentes que acusaram positivo para SARS-CoV-2.

Também há 16 funcionários e colaboradores que acusaram positivo à covid-19.  

Desde o início da pandemia que a SCMF tem em prática um plano de contingência, de acordo com as normas da DGS, no entanto, na passada terça-feira, dois colaboradores da instituição acusaram positivo nos habituais testes realizadas pela instituição.

A provedora, Raquel Vale, decidiu avançar de imediato para testagem de 145 pessoas daquela instituição, acabando por os resultados confirmaram a existência de 49 pessoas positivas ao novo coronavirus.

Segundo informações recolhidas junto da Santa Casa de Fão, a situação é calma.

«Não há sintomatologia agravada e serenamente temos que lidar com a situação. Sabíamos que mais tarde ou mais cedo podíamos ser afetados. Temos desde março implementado um plano de contingência, de acordo com a DGS, mas acabou por acontecer esta situação», apontam, confirmando ainda que há testes que deram inconclusivos.

A instituição, com o apoio da Segurança Social, vinha a realizar testes todas as segunda-feiras, sempre a 25% dos colaboradores, e garante que «continua, desde o primeiro momento, focada em proteger e assegurar os melhores cuidados possíveis aos utentes que serve diariamente e aos seus colaboradores».

 

  • PARTILHAR