Desde que começaram as aulas os casos covid em Esposende triplicaram

AvatarNuno Cerqueira, 8 de outubro, 2020

farol 1

O concelho de Esposende regista 55 casos ativos de covid-19. Segundo fonte deste jornal no ACES Cávado III de Barcelos / Esposende, Marinhas e Fão são as freguesias que têm mais casos ativos.

Dados obtidos ao início da noite de hoje, confirmam que, desde o início da pandemia, o concelho da foz do Cávado regista uma vítima mortal, em Belinho, e 152 indivíduos com o novo coronavírus. Entretanto há 96 curados, mas casos suspeitos não param de subir e já são quase 100 (98).

Desde que começou o ano letivo, com a abertura das aulas, o número de casos ativos passou de 17 para 55, ou seja triplicaram. Olhando ao mês de outubro vemos que desde o dia 1 são mais 20 casos ativos. 

Entretanto há escolas que começam a fechar salas, força do contacto com casos suspeitos ou mesmo infetados com covid-19.

Depois das situações de Fão, com sala a encerrar no Centro Escolar de Fão e uma na creche da Santa Casa da Misericórdia de Fão, do lado norte do rio, em Cepães, o Jardim de Infância (JI) também colocou em isolamento profilático várias crianças.

«O contacto de pessoa infetada que esteve naquela comunidade escolar no fornecimento alimentar à hora de almoço levou ao isolamento de uma turma», soube este jornal junto de um dos pais.

No entanto já não foi possível apurar situações idênticas noutras instituições, havendo suspeita que os casos não se resumem apenas ao do JI de Cepães.


Também pode gostar