Docentes e não docentes começam a ser vacinados a 20 e 21 de março em Barcelos e Esposende

AvatarNuno Cerqueira  . 

IMG 5874

Os docentes e não docentes do agrupamentos de escolas de Barcelos e Esposende vão começar a ser vacinados nos dias 20 e 21 de março. Este processo, ao que tudo indica, vai iniciar pela comunidade pré-escolar e 1º ciclo, No total são mais 250 no concelho de Esposende e cerca de 900 em Barcelos.

«Este processo irá decorrer ao que tudo indica nos Centro de Vacinação covid-19», revelou fonte da autoridade de saúde.

Aliás, e segundo informações recolhidas desta autoridade, na região litoral do Cávado já foram vacinadas cerca de nove mil pessoas, faltando agora cerca de quatro mil para completar o ciclo desta fase.

Em Barcelos e Esposende, no total, prevê-se vacinar ainda cerca de 1600 pessoas na próxima semana. Este acréscimo de vacinação de utentes poderá ser uma prova de stress ao nível da ARS Norte com o aumento massivo, que se espera acontecer, da vacinação de toda população. 

Ainda a título de curiosidade, a pessoa mais velha que foi vacinada desta ACES Cávado III tem 104 anos de idade e é de Barcelos. Também o edil da Câmara de Barcelos. Miguel Costa Gomes, já foi vacinado num processo que tem corrido de forma «positiva», com destaque para o início da vacinação domiciliária como foi noticiado por este jornal .

Segundo o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, emitido na segunda-feira, Barcelos e Esposende são concelhos de risco moderado, com uma taxa de incidência cumulativa de 121 e 146 casos por 100 mil habitantes, respetivamente.

A pandemia de covid-19 já matou 16.650 pessoas em Portugal dos 813.152 casos de infeção confirmados, segundo a Direção-Geral da Saúde.


Também pode gostar