Equitação: Bernardo Losa assume liderança na atrelagem

AvatarNuno Cerqueira  . 

bernardo

Bernardo Vilarinho Losa, a representar a Intersped Team, venceu a primeira jornada do Campeonato Regional Norte Cambiando de Maratona de Atrelagem. O jovem natural de Esposende venceu as categorias de júnior e sénior da classe de "Pónei Singular", assumindo desta forma a liderança do campeonato.

A prova, depois de sucessivos adiamentos face às condições pandémicas que o mundo atravessa, realizou-se no Centro Hípico do Porto, no concelho de Matosinhos, num evento organizado pelo Clube de Atrelagem do Norte em parceria com a Federação Equestre Portuguesa.

O que é a Atrelagem?

É uma disciplina do mundo equestre. As competições de atrelagem são efetuadas por equipas (grupos de cavalos). Podem ser de quatro cavalos, quatro póneis, dois cavalos, dois póneis e um cavalo ou um pónei.

Existem três tipos de competição que podem ser combinados: Ensino, Maratona e Condução em obstáculos.

No teste de Ensino, a liberdade e regularidade dos paços, a facilidade e harmonia de movimentos, e a impulsão e correcto posicionamento do cavalo nos movimentos são julgados.

O condutor é julgado pelo seu estilo, habilidade de condução e comando geral da sua equipa.

A Maratona é um circuito num máximo de 22 km dividido em 5 secções, incluindo obstáculos naturais como curvas apertadas, água e descidas de inclinação acentuada e obstáculos artificiais. É tido em conta para avaliação a condição física dos cavalos bem como o controlo dos cavalos por parte do condutor.

A Condução em obstáculos tem lugar numa arena fechada e testa a condição física dos cavalos depois da maratona, num circuito que inclui um máximo de 20 obstáculos (cones). O veículo e os cavalos têm de passar entre as bandeiras defenindo cada obstáculo. A competição pode ser dirigida para o número de obstáculos derrubados ou em contra-relógio.


Também pode gostar