×
D-IMO-BANNER.jpg

Escola Básica do Barral com três infetados e CICS com um

Nuno Cerqueira - 13 de novembro, 2020

A Escola Básica do Barral, na freguesia de Palmeira de Faro, concelho de Esposende, tem três elementos da comunidade escolar infetados com covid-19.

Ao que apurou este jornal junto de fonte do agrupamento António Correia de Oliveira, e das entidades de saúde, os infetados são dois alunos da turma do terceiro do ano, assim como uma funcionária que está com o terceiro e primeiro ano daquela escola.

«Os casos aconteceram fora da escola. Mas a turma do terceiro ano ficou em isolamento profilático. Têm feito testes rápidos, dos quais dois alunos acusaram positivo. Vão aguardar agora por novo teste», disse fonte da autoridade de saúde.

Tendo em conta que a turma tem alunos em regime de ATL no Centro de Intervenção Cultural Social (CICS) de Palmeira de Faro, esta IPSS decidiu colocar a funcionária em contacto com esta turma também em isolamento profilático, apesar de não ter acusado positivo. 

«Temos sim uma funcionária que testou positivo esta semana, mas no primeiro ano do ATL do CICS. Esta funcionária está em isolamento. O delegado de saúde entendeu que o contacto foi de baixo risco e não mandou a turma para casa», disse o presidente do CICS, Rui Filipe, confirmando ainda que os funcionários da instituição fizeram teste rápido e que acusaram negativo.

«Mas na próxima segunda-feira vamos proceder a novo teste ordenado pelo delegado de saúde», frisou ainda Rui Filipe.

O presidente do CICS deixou ainda uma mensagem de tranquilidade na instituição.

«Nós temos seguido à risca as regras impostas pela DGS. Por exemplo, nenhuma turma está contacto com outra turma. Assim como as funcionárias, que são dedicadas em exclusivo a cada uma das turmas de forma a que consigamos isolar a turma caso haja algum caso», referiu.

No CICS, desde o início da pandemia, apenas houve mais um caso.

«Uma situação de uma utente do pré-escolar que ficou contaminada em seio familiar, sem qualquer contagio na turma», frisou Rui Filipe.

 

 

  • PARTILHAR