Esposende: Agostinho Teixeira recebe "Fénix de Honra" da LBP

AvatarNuno Cerqueira, 11 de outubro, 2021

Agostinho Teixeira 2 1

Perante a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, o vila-condense Agostinho Teixeira recebeu uma das mais altas condecorações da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).

Agostinho Teixeira, que foi presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esposende, dirigente da LBP e elemento da Federação dos Bombeiros do Distrito de Braga, recebeu a "Fénix de Honra", numa cerimónia que serviu também para inaugurar a nova casa da LBP, em Lisboa.

A “Fénix de Honra” é a segunda mais alta distinção honorífica atribuída pela LBP. A condecoração, por serviços prestados à causa dos bombeiros foi deliberada unânime e pretende galardoar «a prática de atos e/ou serviços altamente relevantes, de carácter amplamente abrangente e de inquestionável apreço, com vista à dignificação e promoção de causa dos Bombeiros e de Proteção e Socorro».

 

View this post on Instagram

Uma publicação partilhada por E24 (@e24.pt)

Agostinho Pinto Teixeira, nasceu em Mosteiró, freguesia do concelho de Vila do Conde, em 16 de setembro de 1945. Desenvolveu a sua atividade profissional como docente em várias escolas de Esposende.

 

A sua vontade de ajuda ao próximo faz com que dedique parte da sua vida a causas cívicas, nomeadamente ao serviço da Associação Humanitária e Beneficente dos Bombeiros Voluntários de Esposende.

Foi presidente da direcção desta associação desde 1986 cuja instituição também serviu como vice-presidente de 1980 a 1982 e como presidente da Assembleia-geral entre 1983 e 1985 e de 2019 até à presente data. Foi presidente do Conselho Fiscal, da direcção e vice-Presidente da Assembleia-geral da Federação dos Bombeiros do Distrito de Braga, entre 1989 e 2002. Foi vice-Presidente da Mesa dos Congressos da Liga dos Bombeiros Portugueses desde 2003. Foi Secretário da Assembleia-geral da Escola Nacional de Bombeiros 1996. Foi Coordenador e foi delegado de Formação da Escola Nacional de Bombeiros no Distrito de Braga desde abril de 2004 e no distrito de Viana do Castelo a partir de janeiro de 2009.

 


Também pode gostar