▶️ Esposende: Concurso público avança mas para já o IPCA vai funcionar em armazém adaptado

AvatarNuno Cerqueira, 24 de outubro, 2021

IPCA 1

A presidente do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) anunciou a este jornal que até ao final do mês arrancam os dois cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) previsto para Esposende.

Maria José Fernandes referiu que para já as instalações são provisórias, mas «com toda dignidade», na travessa Carfer na freguesia de Marinhas.

 

Já quanto ao anunciado pólo, Maria José Fernandes diz que o concurso público já foi lançado e vai ficar situado mesmo em frente à Cooperativa de Esposende.

«O campus vai ser um pólo e já avançou o concurso público. Para já vamos ficar em instalações provisórias que a Câmara de Esposende adaptou numa zona industrial, junto à Estrada Nacional (EN) 103-1. Vão ser inauguradas até ao final do mês», destacou.

A presidente do IPCA refere que são dois cursos, Turismo Natureza e Aventura e Inovação em Artes Culinárias, formação profissional superior relacionadas com a área do turismo.

O que é um CTeSP?

Um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) é um ciclo de estudos de ensino superior com 120 ECTS e com 2 anos letivos de duração, constituídos por um conjunto de unidades curriculares organizadas em componentes de formação geral e científica, formação técnica e formação em contexto de trabalho, que se concretiza através de um estágio. Um CTeSP confere um diploma de técnico superior profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações nas áreas de formação que ministra. Os titulares de diploma de técnico superior profissional podem aceder e ingressar nos ciclos de estudos de licenciatura e integrados de mestrado através de um concurso especial próprio a si destinado, adquirindo o respetivo grau académico.

O regime jurídico do CTeSP encontra-se previsto no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro e pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, de


Também pode gostar