×
D-IMO-BANNER.jpg

Esposende é um dos 72 concelhos com "risco elevado" de infeção covid-19

Redação - 24 de outubro, 2020

O concelho de Esposende está na lista dos 72 concelhos com risco "muito elevado" de infeção devido ao covid-19. Vila Verde, também no vale do Cávado, é outro dos concelhos.

Quanto a números, os casos ativos de covid-19 em Esposende são 125, mas este número pode mesmo ultrapassar os 400 quando se olha às pessoas que são suspeitas: 285.

Quanto a vítimas mortais, apenas há o registo de uma, em Belinho e ainda referente a uma primeira fase da pandemia.

Em duas semanas, registaram mais de 55 novos casos, valor bem acima dos 35 por cada 30 mil habitantes que para os especialistas significa "alerta vermelho" de propagação do SARS-CoV-2.

Em Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras, o Governo impôs esta semana o «dever de permanência no domicílio», mas também Esposende, Póvoa de Varzim e Vila Verde, estão entre os concelhos com maior incidência, segundo os cálculos feitos pelo E24 a partir dos boletins da Direção-Geral da Saú­de (DGS) e dados de novas infeções.

Manuel Carmo Gomes, professor de Epidemiologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, já veio a público considerar a situação como de «incidência preocupante»
Esposende, para já, está sem restrições específicas por estar a baixo dos 200 casos ativos, mas suficiente para fazer disparar a incidência.

Marinhas, Esposende, Fão, Apúlia e Forjães são as freguesias que não para de ver a população infetada, mas Belinho também já entrou na casa dos dois dígitos.

 

  • PARTILHAR