▶️ Esposende: "Eles" já guardam o Forte para a primeira iniciativa cultural

AvatarNuno Cerqueira, 4 de agosto, 2021

exposicao forte 2

È já na próxima sexta-feira que o Forte São João Baptista, nas Marinhas, concelho de Esposende, recebe a primeira iniciativa cultural. Chama-se “Patrimónios Emersos e Submersos – Do Local ao Global” e é uma exposição inserida nas comemorações dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação do globo terrestre, iniciada por Fernão de Magalhães e terminada por Sebastián Elcano.

A inauguração está marcada para o dia 6, pelas 17h00 horas, e marca a abertura do Forte São João Baptista à atividade cultural regular.


«A exposição pretende promover e valorizar o património histórico-cultural subaquático e costeiro associado, permitindo a fruição comunitária do Forte de São João Batista. A escolha recaiu sobre este local uma vez que é um ícone da paisagem cultural que povoa o imaginário de todas as gerações de esposendenses e visitantes dos últimos trezentos anos», frisa a autarquia em nota de imprensa, acrescentando que «esta intervenção permite albergar uma exposição relacionada com o património cultural, assente num projeto de investigação, o qual tem como ponto central o naufrágio quinhentista de Belinho».

 

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por E24 (@e24.pt)

Os visitantes são recebidos por Hércules e por Neptuno, duas esculturas da autoria de João Sá que graciosamente as emprestou para esta exposição.

A entrada para visita à exposição é gratuita, de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.


Também pode gostar