Esposende: Esposende é um exemplo no que toca à agua para consumo humano

AvatarRedação , 17 de novembro, 2021

IMG 20211116 WA0000 002

Através da empresa municipal Esposende Ambiente, o Município de Esposende recebeu da Senhora Presidente do Conselho de Administração da ERSAR o “selo de qualidade exemplar da água para consumo humano” 2020 e 2021, evidenciando-se por assegurar o cumprimento, nos últimos anos de avaliação regulatória, de um conjunto apertado de critérios previstos em regulamento de concurso.

A cerimónia solene de entrega de Prémios e Selos, uma iniciativa da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), organizada em parceria do jornal Água & Ambiente, decorreu, ontem, no SANA Malhoa Hotel, em Lisboa, no âmbito do 16ª Expo Conferência da Água, um evento que tem como objetivo identificar, distinguir e divulgar as entidades portuguesas de referência na área da prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas.

Os selos dos serviços de águas pretendem também evidenciar a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, que passam a conhecer as entidades que prestam o melhor serviço em diferentes áreas, e sensibilizar as entidades gestoras para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas.

Na atribuição desta distinção são tidos em consideração indicadores e avaliados parâmetros como água segura, perdas reais de água, ocorrência de falhas no abastecimento, resposta a reclamações e cobertura de gastos.

De referir que o controlo da qualidade da água não se limita a análises na torneira dos utilizadores, sendo vários os locais onde se implementam procedimentos de controlo de qualidade. Neste âmbito é também de salientar medidas implementadas que melhoram o acesso e fomentam o consumo de água de qualidade no município de Esposende, como a instalação de fontes gratuitas em locais públicos.

 


Também pode gostar