Esposende: Mais de uma tonelada de lixo retirados de praias e rio

AvatarRedação  . 

limpeza praia 1

Mais de 150 voluntários recolheram cerca de 1,35 toneladas de resíduos no litoral e zonas ribeirinhas do concelho de Esposende, desde o limite norte do concelho, na Foz do Rio Neiva, em Antas, até à Praia da Ramalha, em Apúlia.

Abrangendo cerca de oito quilómetros de praias, dunas e zonas ribeirinhas, correspondente a metade do litoral de Esposende, esta ação de voluntariado ambiental foi realizada no âmbito do projeto E-Redes (aprovado ao abrigo do Aviso para Apresentação de Candidaturas Small Grants Scheme #1 – Projetos para a prevenção e sensibilização para a redução do lixo marinho), constituindo uma das muitas iniciativas previstas e realizadas durante a Semana da Biodiversidade 2021.

Além da comunidade em geral, também a comunidade educativa tem vindo a participar ativamente em ações de voluntariado ambiental visando a recolha de resíduos nas praias, dunas e espaços ribeirinhos.

O projeto E-Redes é um estudo-piloto promovido pelo Município, em parceria com a empresa municipal Esposende Ambiente, a Universidade do Minho e a Associação de Defesa do Ambiente - Rio Neiva, que visa fomentar o uso de redes biodegradáveis e, paralelamente, recolher, quantificar e monitorizar o lixo marinho presente nas praias do concelho.

Por esta via, o Município de Esposende está a contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere ao ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis, ODS14 – Proteger a Vida Marinha, e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade


Também pode gostar