▶️ Esposende: Ministro destaca resiliência dos pescadores e fala em mais investimentos

AvatarNuno Cerqueira, 22 de maio, 2021

ministro 2 esposende

O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, esteve ontem de manhã de visita a Esposende para inaugurar, juntamente com o autarca local, secretária de Estado das Pescas e o presidente da Polis Litoral Norte, a empreitada de modernização da Doca de Pesca de Esposende e que correspondeu a um investimento de um 1,5 milhões de euros, com comparticipação de 500 mil euros pelo Município de Esposende.

No entanto o ministro focou-se no futuro dando nota de novas intervenções.

 «Vamos avançar para um investimento para substituir o quebra-mar de proteção à doca, num investimento de um milhão de euros, a concretizar em 2021, sendo depois realizadas dragagens de manutenção em2022 e 2023. Na Docapesca temos investido na reabilitação e melhoria das condições de segurança de pessoas e bens e segurança alimentar no edifício da lota, que totalizam mais de 76 mil euros de investimento, entre 2018 e 2020», destacou o ministro.

 

Já o edil Benjamim Pereira insistiu nos problemas dos pescadores, barra e rio Cávado, de forma a sensibilizar o ministro para mais investimentos e numa solução definitiva da barra do rio Cávado.

«Urge promover ações no sentido da sustentabilidade da navegabilidade do estuário e da barra de Esposende, bem como promover as diligências necessárias para promover uma intervenção com carater mais resiliente e mais duradouro, equilibrando e ajustando essa solução aosInstrumentos de Gestão Territorial em vigor, mas indo mais longe do que se foi no passado no que a soluções diz respeito», frisou o edil, que sublinhou que a Câmara está empenhada na manutenção e na melhoria das condições de trabalho da comunidade piscatória.

 


Também pode gostar