Esposende: João Ramos e Marta Faustino distinguidos com "Viana de Lima"

AvatarNuno Cerqueira  . 

NMC05574

João Miguel Ramos, de Belas Artes, Marta Faustino, aluna de Arquitetura, foram os vencedores da VII Edição dos Prémios Viana de Lima e receberam ontem o prémio de Pintura “Alexandre Viana de Lima” e o Prémio de Arquitetura “Sílvia Viana de Lima”, respetivamente.

Prémio este atribuído pela Câmara de Esposende aos dois melhores estudantes das escolas de artes da Universidade do Porto no ano letivo 2019/2020. A entrega dos galardões decorreu no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende.

Ambos os estudantes realçaram a importância desta distinção, que representa não só o «reconhecimento público do trabalho» desenvolvido nas respetivas faculdades, assim como também «uma estratégia de recuperação e manutenção do património arquitetónico».

«Foi um espaço de aprendizagem multidisciplinar, em atelier e em visitas a obras. Foi numa dessas visitas que contactei pela primeira vez com a obras do arquitecto Viana de Lima, na Casa das Marinhas. Nessa visita dei atenção aos detalhes, às cores, à proporção dos espaços e à humanidade do traço”, disse Marta Faustino, aluna da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), na altura de receber o prémio.

Já João Miguel Ramos, aluno da Faculdade de Belas Artes destacou a iniciativa do prémio para «valorizar o trabalho dos jovens que vão iniciar a vida profissional após um oercurso académico exigente», disse.

Para enaltacer o mérito académico, e a entrega de dois mil euros a cada vencedor, estiveram na cerimónia o Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, e o presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira. Também os diretores da FAUP, João Pedro Xavier, e de FBAUP, Lúcia Matos, fizeram questão de acompanhar a cerimónia

 


Também pode gostar