Esposende tem 73 casos covid-19 no concelho

AvatarNuno Cerqueira, 11 de outubro, 2020

esposende marinhas NC 1

O concelho de Esposende regista 73 casos ativos de covid-19. Segundo fonte deste jornal no ACES Cávado III de Barcelos / Esposende, Marinhas, Esposende e Fão são as freguesias que têm mais casos ativos.

Dados obtidos hoje, confirmam que, desde o início da pandemia, o concelho da foz do Cávado regista uma vítima mortal, em Belinho, e 170 indivíduos com o novo coronavírus. Entretanto há 96 recuperados, mas casos suspeitos não param de subir e já são quase 100.

A comunidade jovem tem sido uma das preocupações no concelho, com constantes atropelos aos distância, assim como os estabelecimentos comerciais de restauração que, na generalidade, já "abandonaram" as regras do distanciamento, limite de clientes, e até mesmo a ausência de desinfeção das mesas e cadeiras, obrigatórias segundo a DGS.

O presidente da Câmara de Esposende utilizou mesmo as redes sociais para pedir cumprimento das regras, apelando mesmo aos mais jovens.

«Temos registado, nos últimos dias, um aumento substancial de casos de infeção pela covid. Maior parte destes novos casos surge no seio da nossa juventude. A tudo isto não é alheio o facto de se terem iniciado, quer as aulas, quer outras atividades de grupo como por exemplo as desportivas», frisa o edil Benjamim Pereira.

O autarca pede mesmo para «evitem promover ajuntamentos, seja sob que pretexto for, assim como ter contactos desnecessários».

«Apesar de, em termos gerais, se poder dizer que os jovens poderão não ter grandes problemas contraindo o vírus, há exceções. Mais do que isso, são os enormes prejuízos causados a vós mesmos, como verem a frequência das aulas interrompida e, acima de tudo, a terceiros que podem constituir grupos de risco, como os vossos pais, avós ou amigos mais velhos, ou com determinado tipo de problemas de saúde», destaca.

A freguesia de Marinhas viu em 24 horas surgiram 12 casos novos, sendo desde o início da pandemia a freguesia com o maior número total de caso, 48.


Também pode gostar