×
d-imo-t3.gif

Formação "cultural e cívica" para combater violência no namoro

Redação - 13 de janeiro, 2020

O deputado do Bloco de Esquerda, eleito pelo circulo eleitoral de Braga, José Maria Cardoso, defende formação cultural e cívica dos jovens para combater violência no namoro.

Numa sessão realizada na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Manhente, Barcelos, subordinada ao tema da violência no namoro, o deputado alertou para os números “chocantes” de vítimas de violência doméstica e no namoro e afirmou que «o controlo de hábitos e atitudes nas relações amorosas resulta de uma sociedade patriarcal e machista que normaliza o controlo e autoridade sobre as mulheres».

«É fundamental consciencializar e mudar mentalidades, porque é através da formação cultural e cívica que se educa para a diferença e se promove o direito à individualidade e à privacidade», referiu o bloquista.

«Precisamos de criar legislação que que proteja as vítimas e desincentive a prática de crimes, mas é também essencial construir personalidades tolerantes que mudem a sociedade, para que seja mais integradora e baseada em direitos humanos», acrescentou ainda.

José Maria Cardoso esteve ainda numa sessão na Escola Secundária Alcaides Faria, enquanto que a deputada Alexandra Vieira participou em sessões na Escola Secundária de Barcelinhos e na Escola Secundária de Vila Cova.

  • PARTILHAR