Lista aponta 2 escolas em Esposende com casos covid, mas há mais

AvatarRedação , 26 de outubro, 2020

escola v2

A FENPROF divulgou uma lista de escolas com casos covid-19, dando conta que no concelho de Esposende há dois estabelecimentos de ensino com infetados.

Segundo este sindicato a Escola Secundária Henrique Medina e o Escola Básica de Fão têm infetados. No entanto a FENPROF já pediu ao Governo esclarecimentos «sobre esta lista em atualização permanente». 


«A FENPROF solicitou ao Ministério da Educação uma lista atualizada de escolas onde se registaram casos de covid-19, bem como informação sobre os procedimentos adotados, mas não obteve resposta, apesar de o ministério estar obrigado, por lei, a disponibilizar essa informação», destaca o sindicato.

A responsável do agrupamento de escolas António Rodrigues Sampaio, Paula Cepa, já tornou público que há crianças infetadas no agrupamento, mas que estes casos surgiram fora do ambiente escolar.

«A escola não é o principal transmitir de covid-19», garantiu, avançando ainda que os responsáveis de saúde consideram os casos como baixo risco «não havendo necessidade de colocar turmas em isolamento».

JI Cepães uma turma chegou a estar isolada depois de contacto com caso positivo e na EB1 de Góios um aluno testou positivo, mas que não levou ao isolamento da turma.
Mas também há casos em instituições particulares nas Marinhas, Palmeira de Faro e Fão. Casos que surgiram sempre no seio familiar das crianças e que não provocaram, para já, cadeias de contágio nos estabelecimentos de ensino.

Entretanto, e em declarações a este jornal, o Ministro da Educação, Tiago Brandão, frisou que «o encerramento das escolas é sempre a última decisão».
«É importante manter em funcionamento o regime presencial, não apenas para garantir as aprendizagens dos alunos, mas também a sua saúde mental e física», disse.

 


Também pode gostar