×
D-IMO-BANNER.jpg

"Bicicleta e a Cidade" sobe a palco em Barcelos em congresso ibérico

Redação - 25 de janeiro, 2021

O Município de Barcelos vai acolher, entre 15 e 17 de abril, o 17º Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade”, este ano sob o tema “A era da infraestrutura”, iniciativa que se propõe debater a mobilidade ativa.

A escolha do Município de Barcelos para a realização da próxima edição do Congresso Ibérico, representa, segundo a autarquia liderada por Miguel Costa Gomes, «uma excelente oportunidade para cimentar as boas práticas no domínio da mobilidade ciclável que estão a ser pensadas e implementadas em Barcelos».

 

O congresso surge numa altura em que o Município está a operar «uma mudança de paradigma na mobilidade da cidade que começou em 2018 com a criação do BarcelosBus e em 2019 o UBike do IPCA com um projeto de execução para criar uma rede ciclável urbana segura, que leve as pessoas a utilizarem a bicicleta no dia a dia».

«Brevemente será lançado um concurso para a operação da rede de transportes públicos urbanos, bem como para um sistema de bicicletas partilhadas com 500 veículos em toda a cidade. Estas são duas vertentes que vão integrar um novo sistema de mobilidade transversal e intermodal, capaz de trazer uma nova vida e uma nova vivência da cidade», destacou a autarquia.

Barcelos também está a preparar uma rede de ciclovias circulares que irá abranger todos os quadrantes da cidade incluindo projetos de remodelação do espaço pedonal da cidade.

O Congresso “A Bicicleta e a Cidade” é organizado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB) e pela sua congénere espanhola ConBici, em parceria com o Município de Barcelos, sendo um dos mais importantes fóruns europeus de discussão de políticas de promoção da mobilidade ciclável e realiza-se, de dois em dois anos, de forma alternada, em Portugal e em Espanha.

As inscrições estão abertas para o público em geral em https://congressoiberico.fpcub.pt , sendo que para apresentações devem ser feitas até 28 de fevereiro, com notificação da sua aceitação em 15 de março. Os presidentes de Junta têm inscrição gratuita.  

  • PARTILHAR