"Nova" casa em duna nas Marinhas leva BE a questionar Governo

AvatarRedação , 13 de dezembro, 2020

casa marinhas 1

O Bloco de Esquerda (BE) questionou Governo sobre uma nova construção numa duna no Parque Natural do Litoral Norte (PNLN) nas Marinhas, concelho de Esposende.

O grupo parlamentar do BE afirma que a casa «está a ser construída sobre a duna primária da praia Suave Mar em pleno PNLN e em zona da Rede Natura 2000».

No documento entregue na Assembleia da República, os deputados referem que «no local da construção existia uma habitação agora demolida para dar lugar a um novo edifício de dois andares». 

«O local de implantação da nova casa foi escavado e a areia retirada, provocando danos na duna primária do parque natural. É inaceitável que a Câmara de Esposende volte a licenciar uma nova construção de grande volumetria naquela zona sensível da orla costeira, depois de já ter viabilizado a ampliação e edificação de outras moradias no mesmo local», afirmam.

O BE quer agora saber se o Ministério do Ambiente e da Ação Climática considera que a construção, ampliação e reconstrução de edifícios no cordão dunar do município de Esposende é compatível com os objetivos preconizados no Plano de Ordenamento do Parque Natural do Litoral Norte e zonas da Rede Natura 2000, bem como com as orientações do Plano de Ordenamento da Orla Costeira Caminha-Espinho.

«E se está disposto a anular a licença da obra do novo edifício e proceder à restituição, o mais aproximada possível, das condições naturais originais da duna primária da praia Suave Mar», acrescentam.

[Notícia completa na edição impressa do Faro de Esposende]


Também pode gostar