PAN denuncia novo "escândalo" em duna primária em Esposende

AvatarRedação , 4 de março, 2021

escandalo esposende 1

A comissão política Distrital do PAN, Pessoas-Animais-Natureza, de Braga, questionou a Câmara de Esposende sobre construções nas dunas. O pedido de esclarecimentos surge após várias denúncias de cidadãos que temem a destruição do património natural do concelho com nova construção em duna primário e que as redes sociais têm vindo apelidar de «escândalo».

Ao que a distrital do PAN apurou, este será o segundo caso de construções nas dunas de Esposende, num curto espaço de tempo.

«Neste sentido, a distrital do PAN questionou a autarquia relativamente ao número de construções que estão previstas para esta zona. Se está prevista alguma revisão de PDM por forma a limitar estas construções e se foi solicitado algum Estudo de Impacte Ambiental relativo à obra em questão», lê-se no comunicado enviado a esta redação.

«As dunas representam um património natural com alto valor ecológico e constituem um meio de proteção natural contra a força das marés, temporais e outros fenómenos climatéricos», afirma Rafael Pinto, porta-voz da distrital, acrescentando que «estamos curiosos por saber qual a posição da autarquia nesta matéria, assim como que diligências estão a ser consideradas como forma de preservação desta zona específica».

«Consideramos lamentável estas autorizações, e definitivamente temos de mudar esta mentalidade de que a natureza é para destruir em nosso proveito», apontam.


Também pode gostar