Projeto do Parque da Cidade de Esposende em consulta pública

AvatarRedação , 23 de fevereiro, 2021

Terrestre 3

O projeto para o Parque da Cidade de Esposende encontra-se em consulta pública até ao dia 28, sendo uma intervenção que pretende dotar a parte sul ribeirinha de "uma imagem urbanisticamente mais harmoniosa e integrada", adiantou hoje a autarquia.

O Parque da Cidade "será constituído por percursos pedonais e cicláveis, em articulação com as Ecovias do Litoral Norte e do Cávado, terá espaços para eventos ao ar livre relacionados com o rio, postos de interpretação ambiental e pontos de observação de avifauna, parque de merendas, sanitários públicos, equipamentos lúdicos e mobiliário urbano", diz a autarquia.

A consulta pública, um "processo voluntário" que decorre até ao final de fevereiro, "reafirma a vontade de envolver as gentes do município, ou mesmo aqueles que o visitam com frequência, na procura das melhores soluções para o território", afirma no texto o presidente da autarquia, Benjamim Pereira.

Segundo a autarquia, "o Parque da Cidade é um anseio antigo da população, em particular das gentes de Esposende, mas só em 2013 foi apresentado um estudo, resultante do Concurso Internacional de Ideias lançado para este mesmo local, mas que, por razões diversas, não teve seguimento".

Em 2016 arrancou a elaboração do projeto do Parque da Cidade, num percurso que "conheceu muitas dificuldades junto das entidades licenciadoras", sendo que "só no final de 2020 foram reunidos todos os pareceres favoráveis para prosseguir" com o projeto.

 


Também pode gostar