×
IMG-20201226-WA0001.jpg

Quem é o barcelense Alberto Serra

DRE_728x90.jpg

Redação - 1 de novembro, 2020

Segundo a editora independente "Edita-me", Alberto Serra nasceu em Barcelos, em 1957. Com cinco anos de idade vai com os pais para Moçambique, de onde regressa aos dezassete.

Esta editora frisa que Serra é um homem da comunicação. Passou por diversas rádios como a Rádio Nova e a TSF (da qual foi fundador da delegação do Porto), e pelos canais de televisão SIC, RTP e RTP2, bem como por diversos jornais.

Possuidor de uma pós-graduação em documentarismo, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é autor de diversas reportagens, algumas premiadas, das quais se destacam: "Rostos de Pedra", "Sina de Cigano" e "Cuba Segundo Saramago" (selecionada para o Prémio AMI).

É também autor de diversos documentários, tais como "Levantado do Chão", único documentário sobre a vida e obra do nobel português, e "Um Sítio Onde Pousar a Cabeça" sobre a vida e obra de Manuel António Pina.

Uma das suas maiores paixões é a leitura de poesia, participando regularmente em recitais. Entre 2004 e 2013 foi o programador da Poesia está na Rua, uma iniciativa apoiada pela Câmara Municipal de Santo Tirso.

Organiza regularmente oficinas de leitura, a partir de um conceito singular: “A Poesia Faz Bem à Saúde”. Dinamiza também em escolas e com grupos interessados oficinas de escrita criativa.

Colabora com a Câmara de Barcelos em projectos ligados às escolas e centros de dia.

Autor de dois livros de poesia, tem participações em diversas antologias.

Em 2015 foi agraciado com a medalha de mérito cultural pela Câmara Municipal de Barcelos.

  • PARTILHAR