▶️ Resgatados de veleiro que encalhou nos "Cavalos de Fão"

AvatarNuno Cerqueira, 16 de janeiro, 2021

IMG 4407

Um veleiro encalhou hoje de madrugada nos "Cavalos de Fão", um conjunto rochoso situado a cerca de três quilómetros ao largo de Esposende e inserido no Parque Natural do Litoral Norte. Dois cidadãos, um espanhol e outro francês, foram resgatados com vida ( ver aqui imagens).

Segundo apurou este jornal junto do capitão do porto de Viana do Castelo, Sameiro Matias, a embarcação havia saído da Galiza e ia fazer uma paragem em Leixões. No entanto, por razões ainda por apurar, acabou por encalhar nos "Cavalos de Fão".

 

Os tripulantes da embarcação, em perigo, acabaram por fazer chamada telefónica, para o 112, a pedir socorro.

«O alerta foi dado às 01h02 através do CDOS de Braga. O MRCC Lisboa fez articulação, com a capitania de Viana do Castelo, e manteve um contacto importante com os tripulantes até chegar a nossa embarcação, o salva-vidas de Esposende, para o resgate. Toda a operação demorou 25 minutos», confirmou Sameiro Matias.

Já em terra, na estação salva-vidas, os tripulantes foram socorridos pelos Bombeiros Voluntários de Esposende, com duas ambulâncias, e o apoio diferenciado do INEM através da VMER de Barcelos.

«Foram prestados os primeiros socorros. Os tripulantes estão bem, pois apesar do perigo, não chegaram a ir ao mar. A embarcação ficou encalhada e adernou. Vamos ver agora como vamos retirar a embarcação daquele local», disse o capitão do porto de Viana do Castelo.

A Polícia Marítima tomou conta da ocorrência e as vítimas, com 27 e 36 anos e que foram tratadas no local, recusaram assistência hospitalar.

[Notícia completa na edição impressa do Farol de Esposende]

 


Também pode gostar