▶️ Torre de Muito Alta Tensão em Perelhal vandalizada com cortes

AvatarNuno Cerqueira, 16 de dezembro, 2020

DSC06701

Uma das torres que vai suportar a linha de Muita Alta Tensão (LMAT) que foi instalada em Perelhal, freguesia do concelho de Barcelos, apareceu vandalizada.

Como comprovou este jornal no local, depois de alerta de fonte, três das quatro sapatas da torre estavam parcialmente cortadas (ver imagens aqui).

Os autores do ato permanecem, segundo as autoridades que estiveram no local, como desconhecidos, sabendo-se apenas que a freguesia mantém uma "guerra aberta" contra a passagem da linha que já levou, por exemplo, a protestos nas eleições legislativas, marchas lentas ou vigias à instalação das torres.

Recorde-se que o tribunal levantou recentemente a providência cautelar avançada pela Junta de Freguesia de Perelhal e pela Associação Perelhal Solidário IPSS, através dos advogados Miguel Lomba e Miguel Maia.

No entanto o Ministério do Ambiente e Transição Energética e a Agência Portuguesa do Ambiente, que foram obrigados a travar avanço da LMAT que a REN está a colocar em Barcelos, viu o tribunal levantar a providência, mas que já foi alvo de um recurso.

Este jornal contactou a REN que se escusou a fazer qualquer comentário sobre o assunto.

 


Também pode gostar