×
D-IMO-BANNER.jpg

Utentes dependentes vão ser vacinados em casa

Nuno Cerqueira - 24 de fevereiro, 2021

Os utentes dependentes seguidos vão ser vacinados contra a Covid-19 em casa. Segundo apurou este jornal junto do ACES Cávado III Barcelos/ Esposende, há 1200 dependentes nos concelhos de Barcelos e Esposende.

«Equipas móveis de vacinação com enfermeiros dos centros de saúde irão ao domicílio, em caso de necessidade», confirmou fonte do ACES Cávado III Barcelos / Esposende, esclarecendo ainda que foram ultrapassados os problemas do primeiro dia de vacinação que acumularam pessoas na entrada do Centro de Vacinação Covid-19 de Esposende criado pela Câmara local.

Também outra das ações passa por começar a vacinar nas unidades de saúde mais próximas dos utentes, de forma a facilitar a deslocação dos mais idosos.

Recorde-se que a questão havia sido levantada por este jornal às autoridades de saúde quanto à operacionalidade da vacina contra a covid-19 dos idosos acamados. Os agrupamentos de centros de saúde aguardavam orientações superiores desde 15 de fevereiro.

A questão estava sendo suscitada e na conferência de imprensa sobre o Plano de Vacinação, do dia 28, o então presidente da task force, Francisco Ramos, esclareceu que os acamados seriam «vacinados em casa por equipas, o que obrigará a encontrar soluções a nível local».

No Parlamento, a ministra da Saúde, Marta Temido, também falou na vacinação em casa dos acamados, mas não disse quando nem em que moldes.

 

  • PARTILHAR