▶️ Vacaria abandonada tomada pela chamas em Esposende

AvatarNuno Cerqueira, 23 de março, 2021

incendio antas 12 1

Uma vacaria desativa na quinta do poeta António Correia de Oliveira, na freguesia de Antas, concelho de Esposende, ficou completamente destruída pelas chamas hoje ao final da noite.

O alerta foi dado pouco depois das 23h00. No entanto a primeira chamada apontava para um incêndio em mato.

«À nossa chegada demos com um teatro de operações diferente. Não era mato, mas sim um edifício devoluto tomada pelas chamas. Tivemos que mudar de estratégia, mesmo com os meios de combate no local preparados para incêndios rurais», disse o comandante das operações de socorro (COS), o chefe Miguel Guerra dos Bombeiros Voluntários de Esposende.

Aliás, Miguel Guerra deu conta que «não se registaram feridos» e que no teatro de operações estiveram 14 operacionais, apoiados por três viaturas (ver aqui fotogaleria).

«Dominamos rapidamente o incêndio. A vacaria, desativada há mais de 40 anos, tinha muito material combustível. Tivemos que ter alguns cuidados, mas o plano foi executado com sucesso. Procedemos ao rescaldo», destacou o COS.

A GNR de Esposende teve no local e tomou conta da ocorrência.

O espaço, nas mãos de particulares e importante para a cultura, identidade e património do concelho, está cada vez mais degradado. O estado de abandono da quinta é "gritante", onde não escapa a cerca, com mais de três metros de altura e alguns locais derrocado, assim como a capela com o restos mortais da família de António Correia de Oliveira. O interior do espaço, com enormes edifícios dedicados à lavoura e agricultura do meados do século passado, estão completamente destruídos e com vários perigos à espreita.


Também pode gostar