東京2020: Conhecer a cidade onde estão Teresa Portela e João Ribeiro

AvatarRui Pereira, 27 de julho, 2021

Teresa e criancas Kyotango

Tal como prometido, hoje vamos falar um pouco sobre Kyotango, a localidade onde os canoístas portugueses estão alojados e a fazer a sua preparação antes da partida para Tóquio.

Kyotango é uma cidade localizada na província de Kyoto, Japão. A cidade moderna de Kyotango foi fundada em 1 de abril de 2004, a partir da fusão das cidades de Mineyama e Omiya, das cidades de Amino, Tango e Yasaka e da cidade de Kumihama. Dista de Tóquio um pouco mais de 500 quilómetros.

Os canoístas portugueses lamentam o facto de não poderem conviver mais com os locais, conhecer o território, os usos, costumes e tradições. Por vezes, nos trajetos de autocarro entre o hotel e o local de treino, pedem para parar e tirar fotos aos locais e templos mais importantes, mas sem sair da viatura. Tem de ser assim, por questões de segurança.

 

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por E24 (@e24.pt)

“Os únicos japoneses com quem temos contacto é a tradutora e o staff do hotel, que muito amavelmente nos tem tratado. Estudaram a nossa alimentação, os nossos hábitos e mesmo a própria língua que tentam usar com pequenas palavras como «bom dia», «olá» ou «boa noite» ou mesmo alimentos servidos nas refeições que tentam dizer em português”, refere João Ribeiro.

“O covid tirou-nos a possibilidade de conhecer a fundo a cultura japonesa, estamos no local certo no momento errado. Kyotango, tem uma pequena vila piscatória que nos dava acesso à essência da cultura japonesa, mas com a medidas tomadas pela organização e o governo japonês não podemos sair do hotel sem autorização (as vezes que pedimos para sair do hotel não fomos autorizados)”, lamenta o atleta natural de Palmeira de Faro.

Depois de alguns dias de preparação em Kyotango, a comitiva lusa parte agora para Tóquio, onde vai terminar a sua preparação e encarar a competição que começa no início da próxima semana.

“Hoje foi dia de algumas despedidas. No nosso último dia aqui em Kyotango antes de ir para Tóquio, tivemos visitas de miúdos daqui da cidade e que fizeram uns desenhos a dar-nos apoio. Na verdade, todos aqui em Kyotango nos receberam muito bem, não nos faltou nada,” agradece Teresa Portela.

“Para hoje estava previsto um tufão, estávamos com algum receio, mas conseguimos treinar pela manhã bem cedo. Depois como foi o último dia por aqui, foi dia de carregar todo o material (barcos, pagaias...) que sai ainda hoje para Tóquio”, finaliza Teresa Portela.

Despedidas feitas de Kyotango, os atletas partem agora para uma nova e derradeira etapa na preparação para a competição. Tóquio espera os nossos atletas e será a partir de lá que amanhã daremos mais novidades.


Também pode gostar