東京2020: Esposende tem dois atletas com "Diploma Olímpico”

AvatarRui Pereira, 9 de agosto, 2021

Cerimonia Encerramento 1

Terminaram ontem os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 que, por via da pandemia, tiveram lugar apenas este ano, mais concretamente entre 23 de julho e 8 de agosto.

Ao longo destes dias acompanhamos a estadia, pré competição e competição dos atletas do concelho de Esposende, nomeadamente a Teresa Portela e o João Ribeiro.

Com a sua colaboração trouxemos até aos nossos leitores a informação diária, alguns registos fotográficos mais pessoais e as suas perspetivas, motivações e estados de espírito ao longo destes dias.

Foi para mim um gosto e um privilégio estar “online” com estes dois ícones do desporto nacional. A parte mais complicada foi mesmo as 8 horas de diferença no fuso horário.
Fazendo um resumo daquela que foi a participação olímpica portuguesa, são de destacar as 4 medalhas e os 15 diplomas conseguidos pelos nossos atletas.

Milhões de atletas em todo o mundo sonham participar nos jogos olímpicos. Apenas alguns o conseguem, pois, as marcas e os tempos mínimos são exigentes e requerem muito trabalho, dedicação e sacrifício. E se na antiguidade os jogos olímpicos era uma honra dos deuses, agora, na atualidade, os deuses são todos aqueles que representam e lutam pelo seu país e por isso merecem o nosso aplauso e gratidão.

É, pois, uma honra e um orgulho ter dois esposendenses nos jogos olímpicos e não devo errar se disser que somos dos poucos concelhos com 2 atletas com Diploma Olímpico. Atrevo-me a dizer que não sei se haverá outros por esse mundo fora.

A Teresa Portela conseguiu a sua melhor classificação de sempre em jogos olímpicos.

O João Ribeiro e os colegas da embarcação K4 conseguiram estar na final e a lutar com os melhores do mundo pela melhor classificação possível.
Paris é já daqui a 3 anos e até lá muita coisa pode mudar, mas o que não vai mudar é a ambição e a vontade de lá estarem novamente, a representar o nosso país. Estamos certos que o vão conseguir, mesmo com alguma reorientação das vossas carreiras e percursos competitivos.

Em meu nome pessoal e do E24, agradeço toda a vossa disponibilidade e colaboração. Quisemos estar junto de vós, valorizar a vossa participação e destacar uma modalidade por vezes esquecida.

Obrigado também aos leitores que nos foram acompanhando ao longo destes dias no “Diário dos Jogos Olímpicos”.

Até Paris 2024!


Também pode gostar