BTT regressa a Belinho para descer a Guia

AvatarRedação , 13 de maio, 2022

BTT 2

O Monte da Senhora da Guia, em Belinho, será palco no próximo domingo (15 de maio) do 2.º XCO BTT de Esposende, prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Esposende, o 2º XCO BTT de Esposende destina-se às categorias de Competição (cadetes, juniores, elites e masters, femininos e masculinos, paraciclismo), bem como as categorias de promoção e e-bikes.

O programa competitivo tem o arranque marcado para as 13 horas, enquanto a pista abrirá para treinos a partir das 10 horas. A competição arrancará com as provas de cadetes, femininos e paraciclismo. Os escalões de elites, juniores e masters iniciam a competição às 14h30.

Pedro Barbosa, um dos responsáveis pela organização, parte para esta segunda edição do XCO Esposende “com a expetativa que corra tudo bem. Temos estado a trabalhar para que no dia tudo esteja pronto e em condições para que seja um grande evento”.

Aquele responsável lamentou “não podermos ter cá as Escolas, porque existe um Encontro Inter-Regional. Esse é o primeiro propósito para a organização desta prova, mas este ano não podem marcar presença. Contamos com eles para o ano”.

Em contrapartida, o BTT XCO de Esposende recebe este ano “as categorias de open e e-bikes, duas categorias que já fazem parte integrante do XCO e para as quais já temos alguns atletas inscritos. De resto, as e-bikes estão muito em voga, são uma nova tendência e nós quisemos aproveitar a onda e trazer aqui alguns atletas”.

Quanto ao percurso, Pedro Barbosa salientou que “temos algumas diferenças, de forma a tornar o percurso mais atrativo e competitivo. Temos uma alteração na zona do single-track, bem como a chegada à meta. O anterior trajeto era um pouco perigoso e decidimos fazer uma alternativa”.

Para esta segunda edição do BTT XCO de Esposende, a organização está à espera de muito público – “o que na primeira edição não foi possível devido às restrições” -, mas Pedro Barbosa alerta que “os espetadores não podem estacionar os carros na Senhora da Guia, terão de deixar os carros fora da zona de acesso ao Monte”, mas adiantou que “teremos carrinhas a circular para transportar toda a gente que queiram assistir a este evento” numa clara intenção de convidar o público a estar presente no evento e potenciar o envolvimento público vs ciclistas.

Afirmando que “a prova tem tudo para correr bem”, Pedro Barbosa espera que “os atletas adiram a este BTT XCO de Esposende, que está melhor que o ano passado. Claro que faltando as Escolinhas vai faltar aqui um pouco da alegria, mas acreditamos que a competição vai ser disputada e os ciclistas vão sair satisfeitos daqui”.


Também pode gostar