BTT: Vítor Santos e Jéssica Costa venceram o XCO de Esposende

AvatarRedação , 2 de agosto, 2021

BTT 2

O atleta Vítor Santos, da AXPO/Firstbike Team/Vila do Conde, e Jéssica Costa, a representar o Guilhabreu BTT, venceram em elites o 1.º BTT XCO de Esposende, prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, o 1º XCO BTT de Esposende decorreu na zona de Belinho, na Guia, teve a chuva como companhia num dos dois dias de prova e foi promovido em condições de segurança no cumprimento das orientações da DGS e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

Vítor Santos dominou a prova masculina de elites, assumindo a liderança na primeira volta e terminado a 46s do segundo classificado, Carlos Cruz (Saerxtex Portugal/Edaetech). Tiago Alves (Axpo) completou o pódio.

No final da prova o atleta referiu que «foi uma boa vitória, num circuito muito duro».

«Consegui-me divertir e desde já deixo os meus parabéns à organização pelo que conseguiram fazer. Também tenho de felicitar todos os atletas presentes que tornaram a corrida muito interessante e espero estar cá para o ano», referiu o vencedor da prova, destacando ainda que «tive que me esforçar para me manter isolado».

 

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por E24 (@e24.pt)


Em femininos, Jéssica Costa esteve sempre no controlo de uma corrida que fez a vários tempos. A vencedora cortou a meta ao fim 01:15:20h de prova, deixando na segunda e terceira posições Leandra Gomes e Marta Branco, ambas da AXPO/Firstbike Team/Vila do Conde.

Presente na cerimónia de entrega de prémio, Mário Losa, vereador do Desporto da Câmara de Esposende fez «um balanço extremamente positivo».

«Por isso tenho que dar os parabéns à organização, à Associação de Ciclismo do Minho e aos organizadores locais, pela coragem que tiveram em organizar este XCO. Esta foi a primeira prova, mas penso que será um evento para continuar, pois tem todo o potencial e excelentes condições em redor do Monte da Senhora da Guia», disse Mário Losa, salientando que Esposende «tem sempre uma visão estratégica do turismo desportivo».

«Este é um evento de massas, que traz muitos atletas aqui a Esposende e, consequentemente, muito turismo para o concelho. Hoje, e devido à pandemia vieram menos, mas num futuro próximo poderemos estar a falar de muitas pessoas a promover Esposende», disse.

Esta prova de BTT em Esposende contou com a participação de mais de três centenas de atletas. A organização, através de Pedro Barbosa, salientou que «tínhamos a esperança de poder organizar uma prova que juntasse muitos atletas, mas nunca esperamos que fosse um número de 330».

«Positiva foi também a reação dos atletas à pista, à prova em si e, por isso, contamos que para o ano será ainda melhor», destacou, mostrando-se muito satisfeito com a forma como a prova se desenrolou e faz um balanço positivo.

«Foi uma organização que deu muito trabalho, temos uma equipa com muitas pessoas, que nos ajudaram imenso, e a quem temos que agradecer», disse, dando nota que em Esposende há condições para se realizar uma Taça de Portugal ou até a uma prova internacional.

Fotos: Eduardo Campos

Também pode gostar