Recreativo de Gemeses vai ser palco de final nacional de canoagem

AvatarNuno Cerqueira, 26 de março, 2021

WhatsApp Image 2021 03 26 at 12.17.06

A Federação Portuguesa de Canoagem retomou as atividades competitivas e confirmou oficialmente que o Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses, equipa de canoagem do concelho de Esposende, como palco da "Final Nacional de Primeira Pagaiadas", prova de âmbito nacional, será realizada em Gemeses, a 11 e 12 de Setembro.

O presidente do Recreativo de Gemeses, João Lopes, disse ao Diário do Minho estar «profundamente satisfeito» com esta escolha de Gemeses, e o rio Cávado, como palco da prova, sublinhando que «estes eventos são um verdadeiro motor para a economia local».

As primeiras pagaiadas são uma prova para atletas que estão na iniciação e apenas pode ser feita uma vez no percurso do atleta. De recordar que as provas da época 2020 foram todas realizadas na pista olimpica do Centro de Alto Rendimento de Montemor, sendo que este ano o campeonato nacional voltará a um circuito por cidades.

«Mediante o avanço do combate à pandemia poderemos ter um número maior de atletas, ou não, mas para os cafés, hóteis e comércio local é um evento super importante», dá conta, referindo que «a escolha resulta de uma seleção por concurso e é prova do trabalho de excelência e das condições privilegiadas para a prática da modalidade».

Com a realização deste evento e sendo Gemeses palco de uma prova desta natureza e projeção, logo a seguir aos Jogos Olímpicos, o clube prevê realizar outras atividades paralelas de modo a que seja uma verdadeira semana da canoagem.


Sem levantar o véu, João Lopes avança que «será preparado todo um cartaz cultural em paralelo de forma a que Esposende, o clube, a modalidade e os nossos patrocinadores levem ao país imagens do melhor que se faz a nível nacional», frisou.


Também pode gostar