Vela: Nasce uma nova escola em Esposende

AvatarRedação , 24 de setembro, 2021

IMG 0200

O Forum Esposendense vai apresentar este sábado, em sessão pública, o Centro de Vela de Esposende.

Apesar da escola de vela só entrar em funcionamento na páscoa de 2022, a apresentação de amanhã vai dar conta de todos os detalhes do projeto, que tem a colaboração do Sporting Clube de Aveiro, uma espécie de padrinho e que tem dado todo apoio ao Forum Esposendense.

Amanhã já vai ser possível ver as embarcações a navegar e levar as crianças, entre os 6 e 14 anos, nas embarcações à vela.

Segundo Fernando Ferreira, presidente do Forum Esposendense, o Centro de Vela é mais uma valência que se junta ao Jornal Farol de Esposende, Centro de Mergulho e Ecologia Marinha, Museu Marítimo de Esposende, Centro de Atividades Naúticas e o Centro de Surf.

«Este era um projeto há muito desejado pelas sucessivas direções da associação, principalmente desde 2011, quando revitalizamos as instalações, o antigo estaleiro naval, convertendo-o em Centro de Atividades Naúticas.

«Eis que o “Bertinho” para os amigos, José Alberto Loureiro Costa, esposendense de gema, a residir em Aveiro e amante da vela desde criança, me telefona a perguntar se a associação estava interessada em oito barcos de vela para a iniciação (optimist), pois o Sporting Clube de Aveiro estaria na disposição de os oferecer. Falei com os restantes membros da atual direção e dissemos logo que sim e, com a colaboração da Câmara e Esposende, as embarcações chegaram a Esposende, no dia 5 de agosto de 2020», conta Fernando Ferreira.

As reparações das embarcações foram efetuadas em tempo record, no Estaleiro Isolino, parceiro do Forum Esposendense.

«Na sequência de reuniões concretizadas com o vereador Rui Losa e com a equipa do Desporto da Câmara Municipal, foi possível apresentar um projeto, no sentido de colocar de pé o Centro de Vela de Esposende. E, desde o primeiro momento, temos o apoio do esposendense campeão de vela, Gonçalo Peixoto», destaca o presidente do Forum Esposendense que já tem empresas interessadas em apoiar o projeto.

«Contamos com a colaboração do estaleiro naval do Paulo Loureiro que, desde dezembro passado, está a reparar as embarcações.  Já contactamos e estamos a contactar várias empresas, no sentido de nos apoiarem nesta iniciativa e, até ao momento, contamos com 16 empresas. Dadas as finalidades da Associação Forum Esposendense, as áreas de trabalho desenvolvidas e o seu foco na exploração dos recursos hídricos, a criação de um Centro de Vela é mais um projeto desta associação que se encaixa completamente no seu cariz», revelou ainda Fernando Ferreira.


Também pode gostar