Viana : Oficializada como "Cidade Europeia do Desporto" de 2023

AvatarRedação , 9 de fevereiro, 2022

viana ced 2023 5

A Comissão de Avaliação da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europa) oficializou hoje Viana do Castelo como Cidade Europeia do
Desporto em 2023.

Depois de uma visita de três dias, durante a qual a comitiva conheceu a cultura desportiva do concelho e as infraestruturas existentes, o presidente da ACES Europa, Gian Francesco Lupattelli, confirmou que Viana do Castelo recebeu a distinção.

 

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por E24 (@e24.pt)

O presidente da ACES Europa indicou que Viana do Castelo é a 11ª cidade portuguesa a conquistar o título de Cidade Europeia do Desporto. Lupattelli garantiu que a candidatura foi “muito forte”, assumindo que “Viana do Castelo tem a fantástica possibilidade de receber desportos de todos os géneros, graças ao mar, ao rio e às infraestruturas existentes”. O representante frisou “esta é uma cidade assumidamente de desporto, que ama o desporto”. “Foi uma visita perfeita e a maioria dos desportos que vimos em Viana do Castelo conseguiram pontuação perfeita”, destacou. O Presidente da ACES Europa destacou ainda a grande capacidade organizativa do concelho, a força da massa associativa e do voluntariado, bem como a qualidade das infraestruturas desportivas como fatores decisivos para a atribuição do título a Viana do Castelo. Já o Presidente da Câmara, Luís Nobre, referiu que esta candidatura representou “um momento de agradecimento por todo o trabalho que os vianenses, as entidades e o movimento associativo fazem diariamente em prol do desporto”. “Esta candidatura resultou de uma estratégia de sucesso que queremos continuar a trilhar para que nos diferenciemos no desporto de competição e também na atividade física e no lazer”, referiu o edil. O autarca expressou “felicidade” pelo resultado positivo da candidatura, assumindo estar “radiante, mas consciente da responsabilidade”. “A partir de hoje temos uma responsabilidade acrescida para continuarmos a afirmar o desporto nesta dimensão transversal”, indicou Luís Nobre. Foram lançados, neste arranque de Viana do Castelo - Cidade Europeia do Desporto 2023, o vídeo promocional, o hino da candidatura e a mascote Santiago, que representa uma criança que pratica desporto e que promove estilos de vida saudáveis e amigos do ambiente. Atualmente, encontram-se ativos em Viana do Castelo 71 associações/clubes com atividade regular no território através de mais de 160 equipas federadas que representam o concelho nas provas regionais, nacionais e internacionais.  O concelho vianense conta com 85 mil habitantes, reunindo cerca de 5.000 atletas federados e 5.000 alunos envolvidos em projetos desportivos nas escolas. Os equipamentos municipais garantem 500 mil utilizações anuais, sendo que cerca de 58% da população pratica atividades de lazer.


Também pode gostar