×
D-IMO-BANNER.jpg

Bandeira Azul: Viana ganha mais uma praia e Esposende mantém quatro

Nuno Cerqueira - 29 de abril, 2021

A Câmara de Viana do Castelo rejubilou com a atribuição da "bandeira azul" à praia de Luziamar, subindo para nove o número de praias com este galardão da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). No distrito de Braga, Esposende mantém quatro, assim como Braga mantém a praia da "moda" de Adaúde. Fafe tem uma praia bandeira azul na Queimadela. A cerimónia que marca simbolicamente no país o hastear da bandeira está marcada para Caminha no dia 1 de junho.

O concelho de Esposende continua a manter as habituais praias "azuis": Cepães e Suave Mar nas Marinhas, Ofir em Fão e Apúlia. Desta forma o distrito de Braga ganha mais uma praia, passando apresentar seis praias com bandeira azul, seis marítimas e duas fluviais, Adaúfe em Braga e Queimadela em Fafe.

Já o distrito de Viana do Castelo apresenta um total de 14 prais com bandeira azul, uma das quais fluviais no concelho de Caminha. Aliás, este distrito recupera mais uma praia, a de Luziamar no concelho de Viana do Castelo, que apresenta agora um total de nove praias bandeira azul.

Em Viana do Castelo as praias contempladas com o galardão da ABAE são Arda (Mariana), Afife, Paçô, Carreço, Praia Norte, Cabedelo, Amorosa, Luziamar e Castelo de Neiva. Já em Caminha as cinco bandeiras vão para Praia da Foz do Minho, Praia de Moledo, Praia de Vila Praia de Âncora e Praia do Forte do Cão, assim como a praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios. Os Critérios do Programa Bandeira Azul para praias estão divididos em quatro grupos: Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Gestão Ambiental e Equipamentos, Segurança e Serviços. Portugal tem 372 praias fluviais e costeiras galardoadas com Bandeira Azul este ano, mais 12 do que em 2020, distribuídas por 98 municípios, cinco dos quais entram pela primeira vez na lista, anunciou hoje o Programa Bandeira Azul.

A lista contempla 330 praias costeiras, mais oito do que em 2020, e 42 fluviais, mais quatro do que no ano passado. As praias costeiras estão distribuídas pelo Norte (72), Centro (29), Tejo (50), Alentejo (31), Algarve (87), Açores (45) e Madeira (16). A Bandeira Azul abrange ainda 16 portos de recreio e marinas (menos duas do que em 2020), nove no continente e sete nas regiões autónomas, e 11 embarcações ecoturísticas (mais duas do que no ano passado), cinco em Portugal continental e seis na Madeira.

  • PARTILHAR