▶️ Esposende: Projeto para valorizar 10km do rio Neiva

AvatarNuno Cerqueira, 26 de abril, 2021

rio neiva

A Casa de Música da freguesia de Antas, em Esposende, foi hoje palco de apresentação de um projeto que pretende valorizar tudo o rio Neiva nos concelhos de Viana do Castelo e Esposende (ver aqui fotogaleria).

São 700 mil euros de investimento, que pretende ter financiamento a 100% de fundos europeus - 350 mil para cada município - de forma a limpar e a valorizar o rio Neiva.

«Queremos valorizar o corredor ecológico, utilizando técnicas de engenharia natural substituindo espécies invasoras por autóctones. Assim como criar um pequeno trilho de valorização ecológica ao longo das margens», afirmou Pedro Teiga, autor do projeto, que pretende ainda envolver a população com técnicas de participação pública.

Para Pedro Teiga, consultor técnico que já elaborou semelhante projeto no rio Cávado em 2018, referiu que este curso de água apresenta «muita potencialidade, pela biodiversidade que é preciso preservar, estudar e dar a conhecer, mas também pela importância que tem na vivência das populações».

Os municípios vão agora procurar captar apoios, no âmbito ou das reprogramações financeira ou plano de residência e até mesmo no âmbito do 2030. O documento pretende unir esforços para usufruir do potencial proporcionado pelo rio Neiva a todos os níveis, designadamente, no ambiente, no turismo, no desporto e recreio.

[Notícia completa na edição impressa do Farol de Esposende] 

 


Também pode gostar