×
received_165083675377874.jpeg

Dois mortos e 30 infetados em lar de Darque

Redação - 7 de abril, 2020

O Centro Social e Paroquia de Darque, no concelho de Viana do Castelo, regista já duas mortes por Covid-19, sendo que uma destas ocorreu ontem.

Segundo declarações do padre Xavier Moreira, há ainda 33 infetados (ver aqui) entre os 42 utentes do lar, incluindo três funcionários.

«Tivemos imensas dificuldades, ainda antes de se confirmar o primeiro infetado, em realizar testes, ter acesso a material protetor e outras situações que acabaram por complicar o nosso plano de contingência», referiu o pároco, que chegou inclusive a escrever ao Governo alertando para a situação do lar.

Segundo o padre Xavier Moreira, o lar serve de residência a utentes «muito dependentes» e as vítimas mortais sofriam de outras doenças.

Já quanto à unidade de a unidade de cuidados continuados, os 32 utentes aguardam ainda elos testes, assim como os funcionários associados a esta valência.

O pároco criticou a «demora» na realização dos testes de despiste da doença, justificando «o número tão elevado de infetados por serem feitos a conta gotas».

Maioria dos utentes desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) têm idade entre os 70 a 90 anos de idade.

  • PARTILHAR