×
D-IMO-BANNER.jpg

Pescadores de Esposende e Viana vão ser testados à Covid-19

Redação - 13 de maio, 2020

A Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM) prevê que cerca de dois mil pescadores, que operam na zona norte do país, possam, em breve, ser testados à Covid-19.

Segundo o presidente da APMSHM, os pescadores de Esposende e Viana do Castelo estão incluídos nesta ação que vai de encontro de uma pretensão que a associação que vinha a defender nos últimos meses os testes, mas que só agora foi articulada com os Ministérios do Mar e da Saúde, embora sem uma data definida para arrancar.

«Na região norte, os testes devem começar a ser feitos na sede da associação e abranger 2000 pescadores, da zona da Póvoa de Varzim e Vila do Conde. Temos ainda de acertar o processo para os pescadores que trabalham em Viana do Castelo e Esposende, e também para os dos portos de Matosinhos, Figueira da Foz e Aveiro, embora a maior parte seja natural da zona de Caxinas, Vila do Conde», explicou José Festas, acrescentando que «tem havido uma boa articulação com o ministério do Mar».

Este jornal falou com o presidente da Associação de Pescadores Profissionais de Esposende, Augusto Carneiro ,que aplaude a iniciativa desejada pelos pescadores.

«Era uma situação que queríamos e que esperamos que agora seja feita. Testar e testar é a ordem», referiu o presidente, referindo que no concelho de Esposende existem cerca de 60 pescadores.

Os testes, segundo apurou este jornal, não vão ter custos para os pescadores e é objetivo que seja alargada aos familiares diretos.

 

  • PARTILHAR