Aprovado plano de defesa da floresta contra incêndios em Viana

AvatarRedação , 14 de abril, 2020

DJI 0299 viana pano 4x3 1

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Viana do Castelo reuniu hoje e aprovou, por unanimidade, o Plano Operacional Municipal do ano de 2020 e que integra o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Este plano é realizado anualmente e tem como objetivo a operacionalidade da Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI), tendo a reunião de hoje decorrido por videoconferência com a presença de técnicos e do vereador Luís Nobre.

«Com este Plano pretende-se estabelecer as normas de atuação dos organismos, serviços e estruturas públicas ou privadas com responsabilidades na defesa da floresta contra incêndios e o inventário de meios e de recursos que possam vir a ser utilizados. O Plano define também a estrutura operacional e o mecanismo de coordenação dos meios face ao respetivo levantamento e em função da informação que cada entidade reportou», destaca a autarquia.

Ao nível dos objetivos específicos, a Câmara de Viana refere que pretende-se «diminuir o número de grandes incêndios e de reacendimentos, sendo, para isso, necessária uma boa coordenação de meios, que está prevista neste plano».

«Pretende-se também diminuir o número de incêndios e aumentar a primeira intervenção nos primeiros 20 minutos. Para o efeito, serão realizadas ações de sensibilização pública e serão difundidos avisos do índice de risco de incêndio, ações de vigilância e fiscalização e o posicionamento das equipas em locais estratégicos e de fácil acesso aos maciços florestais», destaca a autarquia.

 


Também pode gostar